sexta-feira, 11 de maio de 2007

Lipídios

O QUE SÃO?

Lipídeos, lipídios ou lípidos são biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. A família de compostos designados por lípidos é muito vasta. A esta família pertence a gordura que quando hidrolisada, nos fornece ácido graxo e álcool. Por ser mais difícil de ser quebrada, o organismo a armazena sob a forma de gordura.

Os lípidos possuem uma importância biológica a diversos níveis, funcionando como reserva energética e tendo funções estruturais, protectoras, vitamínicas e hormonais.

Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia. Os lipídeos podem formar alguns hormônios, vitaminas e pigmentos.

Há várias classes de lípidos: lípidos de reserva, lípidos de membrana e esteróides.

Dentro dos lípidos de reserva podemos encontrar os ácidos gordos, triglicerídeos e ceras.

Dentro dos lípidos de membrana podem-se encontrar os fosfolípidos, os esfingolípidos e esteróides.




OS FOFOLIPÍDIOS :


Os fosfolípidos, fosfolipídios ou fosfolipídeos são lípidos constituidos por uma molécula de glicerol, duas cadeias de ácidos gordos (uma saturada e uma insaturada), um grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele.

São moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituida pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica, isto é tem afinidade para a água, e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolar ou hidrofóbica, isto é que repele a água.